quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Das [pequenas/ grandes] diferenças e seu convívio

Pequenas diferenças... grandes diferenças...
Tanto faz? Não tanto faz...
O que as faz e o tamanho que as faz
se compõe à maneira em que vemos,
compreendemos e as valoramos.
Tudo depende da perspectiva da visão, do ângulo,
a subjetividade nunca nos escapa enquanto seres humanos que somos.

Incostantes, sobrepujantes, alucinantes,
inquietos na alma,
conforme a maneira que se sabe ser,
cada um se sabe ser e se fazer do seu jeito.

Uns se interessam mais por isso, mais por aquilo
e disso tudo é que surge o interessante.
Do choque de duas coisas [opiniões] diferentes,
nasce uma terceira e nova, reformulada, mais simples,
mais bem pensada, mais clara.

Dialética pura, essa é nossa vida.
"Prefiro ser essa metamorfose ambulante"?
Opa! Com certeza e é o que me faz viva.
O que me difere me interessa, me instiga,
me faz raciocinar, renovar, sempre.

Talvez, ou por vezes, coloco muita cor em tudo,
muitos sonhos, uma pitada de "romantismo", muito idealismo.
Mas o que seria de nós reais sem nossos ideais?

De tudo que conheço e já convivi,
de todos os debates de variados temas dos quais participei,
das inúmeras opiniões e maneiras de pensar que já ouvi,
[garanto que isso é algo fixo em mim]
"pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto."

3 comentários:

  1. Nesses encontros pela vida
    Nunca ficamos "inteiros", "intactos"
    Vai-se um pedaço
    Fica outra coisa
    Nem sempre no mesmo lugar
    Mas depois as coisas se organizam novamente
    Na sua lógica própria
    No seu ritmo próprio
    ...

    ResponderExcluir
  2. "Veux-tu vivre heureux ? Voyage avec deux sacs, l'un pour donner, l'autre pour recevoir" - Goethe

    ResponderExcluir
  3. Bem, posso afirmar que o que me mantém vivo, é a eterna troca entre as pessoas, as atribuiçoes são as linhas da nossa vida, escritas ao mesmo tempo em que nos fundimos uns aos outros, e mais uma coisa, isso tudo com um toque de idealismo, é perfeito.
    E sem esquecer o que todos sabem, cada cabeça é um mundo.
    :) bjin!

    ResponderExcluir